Churros com Limonada

terça-feira, julho 25, 2006

Tudo é ‘Estamira’

Mesmo antes de o filme entrar em cartaz, a catadora de lixo Estamira já é conhecida do público devido à grande quantidade de matérias sobre o documentário de Marcos Prado, que acompanha um período da vida dessa mulher de 63 anos, que vivia no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias.

Ontem, tive a oportunidade de assistir à pré-estréia do filme. Já tinha lido bastante a respeito, que uns achavam uma obra-prima, outros que o diretor estava se aproveitando de uma mulher com problemas mentais para se promover. Era a minha chance de tirar a prova dos nove.

Não dá para negar que Estamira é um personagem e tanto. Foi casada duas vezes, teve três filhos, tem momentos de lucidez na sua loucura e também muitos (e tristes) surtos. Não pode ouvir falar em Deus que vira bicho e desfia um rosário de palavrões de dar inveja (essa parte é muito boa).

Tem partes ótimas, como quando ela fala em uma língua que ela mesmo inventou (me fez lembrar de quando eu era criança e eu e minha vizinha ficávamos na porta de casa falando enrolado para fingir que era inglês e tínhamos certeza de que quem passava acreditava. Hahahah).

Mas o que mais me impressionou, no entanto, foi a vida da Estamira antes do lixão. Era ela uma pessoa normal, com família, marido…e aos poucos foi virando a Estamira de hoje. Parece que qualquer um pode se tornar uma Estamira.

Bom ou ruim, a certeza é que a Estamira não vai passar em branco para ninguém.

sexta-feira, julho 21, 2006

Os anjos - e o que eh sorte?

Paris_ A cada dia tenho mais certeza de que a sorte me acompanha em momentos fundamentais. Que sempre tem - sei lah como explicar - alguem olhando pelas minhas redondezas..Tambem acho que isso nao eh um privilegio meu...Podem me sacanear. Mas eu acredito em anjos. Os concretos, que aparecem em carne e osso. Jah vi mais de uma vez.

Nunca aconteceu de voce estar lah, na maior roubada (a maior mesmo!), e, de repente, aparecer uma figura pra te guiar ateh o fim? Pra te dar um abrigo, pra te acordar quando vc tah prestes a perder a hora, pra te mostrar paraisos, pra escolher a melhor rota... ou simplesmente pra te fazer companhia calada???

Estranho eh q eles surgem quando vc menos espera.

Por outro lado, tem horas em que vc espera um pouquinho da sorte, soh um pouquinho. E ela te traii incrivelmente. "Putz, logo agora, quando eu mais queria!". Pois eh. Comigo, acontece com frequencia. E eu agora conheco bem a minha sina; sei pra que lado essa tal sorte sempre desvia...
Eh incrivel, mas eh batata. Por essas, eu entao me pego prestes a reclamar da sorte.
Nao quero. Seria muito injusto com o resto da vida.

***
eu sei, meu post tah meio auto-ajuda...desculpa, eh o momento.

***

eu sei q o verao soh dura um, dois meses na Europa. MAs nao dah pra entender como eles nao modificam a ventilacao nas lojas e, principalmente, no metro das cidades. Assim nao ha perfume frances e nem banho todo dia q deh jeito.

***

olha, eu nao aprendo. essas economias porcas que faco soh me atrasam a vida.

***

por falar em l'argent, ser duro e nao ter telefone celular em paris eh a maior roubada. pra fazer uma soh ligacao de menos de um minuto, vc tem q pagar 7,50 euros num cartao. eh o minimo.

***

Hrvatsku. toh lah.

quinta-feira, julho 20, 2006

Feliz Dia do Amigo

Dizem que amigos são presentes que nós damos a nós mesmos. Graças a Deus, tenho o hábito de me presentear com muita freqüência.

Todos alegram a minha vida, cada um a sua maneira. Seja almoçando comigo todos os dias, cantando durante almoços em Santa Teresa, gritando para os passantes e falando muitas bobeiras, abrindo as portas de casa quando preciso de teto no Rio (ou em Londres ou qualquer outro lugar), pulando na garagem, encarando viagens, me aturando falar sobre McGregor, sobre pretês e pés na bunda, me indicando para empregos e freelas, me acompanhando a videntes (hahaha, isso é verdade), aparecendo para um chope só para levantar a moral, ligando ou escrevendo só para dar um ‘oi’ ou contar para as novidades, entre muitas outras coisas.

Amigos são a família que escolhemos. A minha cada vez fica melhor!

terça-feira, julho 18, 2006

Tinha que ser

Eu tinha pelo menos dois outros posts para escrever antes deste...Eu nem ia entrar na internet agora. Mas nao consegui. Nao resisti. Estou em Hvar; 01h15 da madruga; tava indo pro meu quartinho alugado nessa incrivel old town - depois de excelente "prsut" e "vino" - e, de repente, dou de cara com um cyber cafeh, a ceu aberto, de frente pro mar adriatico. Juro que nao toh querendo tirar onda. Soh toh maravilhada com a cena! O computador e os barquinhos aqui, sobre o mar transparente...mesmo no cais do porto.

Eta vicio novo e estranho...nunca imaginei q isso fosse acontecer um dia: eu parar tudo por causa de um blog, de um computador, sei lah... Soh sei que hoje chorei (de novo). Por varios motivos. Um deles (o mais bobo), porque minha segunda camera fotografica da viagem quebrou! nao sei nem como explicar isso no trabalho. Mas eh verdade! Entao, sem foto, falar no Churros com Limonada eh minha unica opcao para registrar este momento concretamente. Estranho? MUITO! Mas eu tinha que fazer...vai ficar na memoria. sem foto, mas aqui. Com o anjo. I believe... Esse eh outro post. O terceiro da lista. Tambem devia ser anterior aa esse. Fica pra mais tarde.

P.S. Por que nos, turistas, somos tao ridiculos a ponto de andar com uma canga rosa e abobora no pescoco, tipo cachecol, e um bone quadriculado (vermelho e branco, como a bandeira do paiis)...achando q tamos abafando??? Soh nesse momento posso dizer: ainda bem q a camera tah quebrada!

Andreas para presidente

Muita gente não deve mais agüentar ouvir falar no caso Suzane Richthofen. Eu, mais do que ninguém, poderia ser uma delas já que venho acompanhando o imbróglio desde fim de março. Mas não é que está sendo mais divertido do que parecia?

Tudo por conta do depoimento do irmão dela, Andreas. Sem papas na língua, ele já contradisse a irmã, os irmãos Acnase, criticou a avó por visitar Suzane ( ‘Isso é uma palhaçada’, disparou) e ainda sacaneou o advogado de Defesa.

Imagino que os pais dele devem estar muito satisfeitos seja lá onde estejam. Eu estou!

sexta-feira, julho 14, 2006

Savigny Platz, o leblon berliner

Berlim, Alemanha _ Cadee vocees??? pra aproveitar todos os bares/ cafees que teem aqui, ao ladinho de "casa" ;) Experimentar a capital alema traz sensacao parecida com a que tive em londres oito anos atraas, quando me deslumbrei. diferencas aa parte, uma boa vantagem: eh muito mais barata. acabei de comer uma bela macarronada, com salada antes. Deu 12 euros, incluindo a gorjeta e a cerveja. Alemaa legiitima, eh claro ;).

A unica refeicao em restaurante q me lembro de ter feito em Londres, da ultima vez, foi aquele rodiizio de pimenta com miojo chines. Lembra, Marie?? A gente podia repetir quantas vezes quisesse por cinco libras. Depois de experimentar o tempero deles, compreendemos o porquee da promocao ;) Entendemos mais ainda o preco da coca-cola: tres ou quatro libras a unidade.

***
Semelhancas Berlim X Brasil: tem uns camelooos na rua...tb vi um boteco.
Superdiferenca: ando sozinha depois de uma da manha, sem grilo.
vida alternativa: a parte oriental. mas conheci menos. dizem q eh mais legal. fiquei na b. ocidental, num 'bairro' chamado Savigny Platz, e nao tenho do q reclamar. eh um cantinho um pouco fora da area turistica, tipo um leblonzinho ou bairro peixoto: a praca Savigny eh rodeada de bares. Vida noturna que vai ateh a madrugada, todos os dias da semana. Juro: toda hora q passo por eles, lembro de vcs. Como vcs fazem falta!

Vindo pro cyber, minutos atras, descobri umas lojas roquenrol na Kantstrasse (olha q nome alto niivel pra rua!). Ficam a tres quadras da minha pensao. Savigny eh o leblon alternativo.

***

comecou a 'sale' de verao. Uma loucura. Por isso q o povo consegue se vestir bem (hum...nem sempre) aqui. Comprar roupa legal no brasil eh um assalto.

***

Descobri de onde o Sam tirou aquela alpargata quadriculada que eu...hum...deixa pra lah. Eh da Vans. Supermoda alternativa. Tah em todas as vitrines. E tb entrou em promocao. Sorry, Sam! Brega sou eu.

***

Christopher eh o dono da minha (fofa) pensao. Gente boniissima! Sao essas coisas q valem a pena.

***

Achei q Berlim era a capital do frescobol. Toda hora ouvia um barulho de bolinha na rua, mas nunca via ninguem jogando por perto. monga eh pouco! Fui sacar outra hora q esse eh o barulho do sinal para pedestres nas rua.

***

Deixo a cidade amanha cedo. negocio jah fechado. E soh AGORA que o Christopher me conta: esse sabado eh dia de Love Parade em Berlim!!!

Perdeu, playboya!

quarta-feira, julho 12, 2006

Vive la vida loca

Tem vezes que a vida é mais louca que qualquer obra de ficção. O jornal traz hoje a história de um escritor canadense que conseguiu trocar um clipe de papel por uma casa de verdade.

A proeza de Kyle MacDonald começou como uma brincadeira em seu blog (oneredpaperclip.blogspot.com). Ele propôs a troca do clipe e conseguiu uma caneta de forma de peixe, que foi trocada por uma maçaneta, depois por um fogão de acampamento, um gerador, um kit de chope, um veículo para neve, uma viagem até Yahk (no Estado de Colúmbia Britânica, Canadá), um caminhão, depois por um contrato com uma gravadora, por um ano de aluguel de uma casa, por uma tarde com o músico Alice Cooper (bizarro), por um globo de neve (com a banda Kiss dentro), por um papel em um filme (com direito a cachê) e, por fim, para promover a cidade de Kipling, o prefeito da cidade deu ao escritor uma casa.

Detalhe: ele ainda não sabe se fica com a casa ou troca por outra coisa.

segunda-feira, julho 10, 2006

Aula de felicidade

Li na internet que dois mil alunos britânicos vão ter aula sobre felicidade no próximo ano letivo. Parece estranho, mas o que está se tentando fazer é diminuir a incidência de estudantes depressivos – estatísticas oficiais do país mostram que 10% das crianças entre 10 e 12 anos sofrem de problemas como depressão e falta de auto-estima devido à pressão da vida moderna.

Tomara que a medida realmente ajude a combater o que acredito ter se tornado ‘a ditadura da felicidade’. Hoje em dia, todo mundo tem que estar 100% satisfeito com tudo. Difícil ver alguém reconhecer que tem problemas no trabalho, com namorado, família ou amigos. O negócio é a felicidade plena, mesmo que seja tudo aparência. Infelizmente, tem gente que acredita que tem que ser feliz sempre – o que ninguém é - e acaba se tornando o frustrado por não ser. Esquecem-se que nós somos seres humanos, passíveis tanto de coisas boas quanto de ruins.

Felicidade para mim é coisa de momento. Na maior parte do tempo, me sinto normal. Nem triste, nem alegre. E, na boa, ser feliz o tempo todo deve ser muito chato. Para mim, parece coisa de bobo-alegre.

sexta-feira, julho 07, 2006

Aqui, lá, em qualquer lugar

Outro dia estava vendo um capítulo do ‘Desperate Housewives’ que terminava falando que a vida é cheia de amizades inusitadas. São pessoas que você conhece em situações atípicas ou que não parecem ter nada em comum com você mas, por algum motivo, acabam se tornando amigos(as).

Essa semana recebi e-mail de um amigo austríaco que conheci de maneira inusitada: no show do Arcade Fire, no Tim Festival. Depois de passar um ano no Brasil estudando Ciências Sociais, ele voltou para casa, que agora diz ver com outros olhos.

Antes de terminar o e-mail, ele me saiu com uma ótima: “tálvez chegue o dia quando a gente se encontra de novo. seja no brasil, na áustria ou qualquer outro país. como nao conhecemos fronteiras essas nao importam”.

A idéia de poder encontrar um amigo em qualquer parte do mundo não é uma delícia?

segunda-feira, julho 03, 2006

C’est fini!

Como todo mundo sabe, a Copa acabou mais cedo para o Brasil. Não vou entrar no mérito da qualidade do futebol, até porque eu não entendo nada sobre esse assunto. Mas, digam, é ou não ironia do destino que, pouco antes do Mundial começar, o Parreira tenha lançado o livro ‘Formando equipes campeãs”?

Com certeza vai ser o fracasso de vendas do ano. : )))