Churros com Limonada

quarta-feira, julho 18, 2007

Persepolis

Desde que cheguei aqui, vi cartazes desse filme de animação. Desinformada, achei que era para crianças e, portanto, não valia a pena pagar 9,20 euros para assisti-lo.

Meu amigo Jujules, no entanto, me disse que eu estava completamente enganada. “Persepolis” de fato é um filme de animação, mas para adultos. Baseado em uma série de quadrinhos que conta a história de sua autora, a iraniana Marjane Satrapi, o filme diverte e conta a trajetória do Irã, desde a Revolução Islâmica até quase os dias atuais. O título faz referência ao nome da capital do antigo império persa.

Com as vozes de Catherine Deneauve e Chiara Mastroiani, mãe e filha também no filme, Persepolis é ótimo!! Impossível não se emocionar, e até se identificar, com a história de Marjane. Só depois fui me dar conta que a minha amiga Laura já tinha me falado dessa série de livros, que ela leu nos EUA.

Não sei quando chega ao Brasil – provavelmente no Festival do Rio, imagino eu -, nem se vai chegar com as vozes originais. De qualquer forma, vale muito a pena assistir e, acredito eu, ler também.