Churros com Limonada

segunda-feira, julho 16, 2007

Traidora da Revolução

Foi assim que eu me senti no domingo. Tudo porque fui a Versalhes. Bom, na verdade, a visita ao castelo onde viveu Maria Antonieta era praticamente o motivo da minha viagem a Paris. Se fosse pensar racionalmente, não teria ido, porque em fevereiro também estive lá e há outras cidades perto de Bruxelas que eu ainda não conheço, como Colônia, na Alemanha. Tem também Londres, a cidade no exterior que mais amo, mas a paranóia de atentados e a chatice da segurança, sem contar a preguiça de trocar dinheiro, me fizeram desistir.

Não me arrependi. Já tinha ido a Versalhes em 99, mas somente para o Castelo. Dessa vez, obcecada com Maria Antonieta por causa do filme, resolvi gastar e pagar pelo ingresso completo, que inclui uma visita aos domínios da rainha. Anda-se muito para chegar no Grand e no Petit Trianon (há a opção de pagar 6 euros para andar num trenzinho, mas eu e Jujules achamos muito extorsivo) e debaixo de um sol escaldante não foi fácil. Mas vale muito a pena.

O Grand Trianon é imponente e lindo. E o Petit Trianon (na foto) não se chama petit à toa. É pequeno e simples, como uma casa de campo, mas os jardins… inacreditável! E para mim é sempre impressionante poder estar onde você sabe que fatos históricos importantes já aconteceram. Fora isso, o parque lotado, com música clássica tocando, gente espalhada na grama, molhando os pés no lago. Um dia delicioso. Ruim mesmo foi voltar para casa. Depois de andar muito dois dias com o tênis errado, cheguei em Bruxelas mancando. Mas até isso valeu!

2 Comments:

Blogger Churros said...

te contei q mandei ver no Ipod nos jardins de versailles, como se estivesse ouvindo Ceremony no filme da Coppola. Foi demais! mas essa parte tava fechada por causa de uma greve. só visitei o palácio.
beijão.

7:56 PM  
Blogger Limonada said...

hahahha eu fiz o mesmo acredita??? Sabia que vc ia me entender!! beijos

5:19 AM  

Postar um comentário

<< Home