Churros com Limonada

terça-feira, outubro 02, 2007

Control

Para mim, o Festival de Cinema do Rio acabou ontem com "Control", a biografia de Ian Curtis, lendário vocalista da banda inglesa Joy Division.

A expectativa era grande. Já tinha lido algumas matérias na imprensa internacional. As reportagens eram positivas não só do ponto de vista da crítica, mas também de todos os personagens envolvidos. Segundo o Guardian, os integrantes do New Order, banda dissidente do Joy Division, viram e gostaram do filme.

Eu não achei o filme maravilhoso, mas gostei bastante. Adoro ver como surge uma banda e como as músicas que gosto foram compostas. No entanto, alguns dos integrantes me pareceram meio bobos e também não consegui simpatizar 100% com Curtis. Que ele considerasse o casamento um erro vá lá, afinal casou aos 17 anos, nem devia saber o que fazia, mas por que não deixou a mulher viver em paz quando ela decidiu se separar? E por que não foi se matar na casa da amante? Fiquei com pena foi da Deborah, isso, sim!

Curioso atestar também que, como disseram os Rollings Stones, "it's the singer, not the song". Como bem observou minha amiga, a dança do Ian Curtis, balançado os braços, só não é ridicularizada porque é ele quem faz. Se fosse o 'chuta que é macumba', figura decadente da noite carioca, todo mundo ia achar ridículo.

Para variar, fiquei com vontade de ler o livro "Touching from a distance", que serviu de ponto de partida para o filme. Na falta dele, serviu-me a internet. Achei dois links legais: o site oficial do filme (http://momentum.control.substance001.com/Main.html) e uma reportagem com a filha do Ian, Natalie, dizendo o que achou do filme (http://www.guardian.co.uk/weekend/story/0,,2173084,00.html#article_continue).

2 Comments:

Blogger ziza said...

Fala Ju, saudades! Como tá a vida? Tô tão por fora desse circuito de cinema. Essa semana vou ver Fados, parece bacana. Bjão!

11:35 AM  
Blogger Dani Reule said...

Pronto, tá aí... eu queria ter estado no Festival :o)
Já tô com saudades!
Bjo grande

7:06 AM  

Postar um comentário

<< Home