Churros com Limonada

quarta-feira, agosto 09, 2006

Flor e Vadinho na Flip

Começou hoje a Flip em homenagem a Jorge Amado. Infelizmente, não vou poder ir. No ano passado, foi ótimo. Fomos eu, Churros e Corpo Branquinho meio que de última hora, salvas por uma amiga portuguesa de Corpo Branquinho que nos arranjou lugar para ficar.

Chegando lá, nos juntamos a uma trupe de cantores vestidos de frutinha, nos divertimos horrores no Pub Irlandês da cidade (acreditem se quiser, isso existe) e com a palestra de Ariano Suassuana, que eu assisti sentada no chão ao lado de um vira-lata. Nada mais digno.

Esse ano, todas se enrolaram e ninguém vai. Justo quando é Jorge Amado o homenageado. Para falar a verdade, só li dois livros dele – 'Dona Flor e seus dois maridos' e 'Tieta' (eu amava a novela). Mas o escritor merece todas as homenagens por ter criado Dona Rozilda, a mãe de Flor.

Dona Rozilda é um personagem mítico. Mãe de duas filhas, queria casar as duas com bons partidos (leia-se ricos). A mais velha, Rosália, não conseguiu nenhum. A mãe então deixou-a casar com um mecânico por quem a moça era apaixonada porque ela já estava chegando aos 30 e não podia ficar encalhada. Já Flor, tinha vários riquinhos aos seus pés, mas não se interessava por ninguém. Se apaixonou por Vadinho e consegui se casar com ele porque o malandro se passou por bom partido.

Enfim, eu acho que toda mãe tem um pouco de Dona Rozilda. Até a minha. Uma vez, até falei isso para ela, mas acho que não caiu muito bem.

******************************************************
Eu gosto tanto de Flor e Vadinho que uma vez, fazendo matéria, descobri que a Nasa ia mandar uma chapa de metal para ser colocada em um meteorito no espaço ou algo do gênero. Quem quisesse, podia inscrever seu nome no site da agência espacial para ser cravado na placa e assim 'se eternizar' ou ter alguns minutos de fama no espaço sideral.

Não pensei duas vezes: inscrevi Florípedes e Valdomiro Guimarães. Flor e Vadinho, eternizados no espaço.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

HAHAHA. Dona rozilda...
eu nao li o livro, mas gostei do batismo.

toh com MUUUUITA pena de nao ir a Flip. Sou fã de Capitães da Areia. muito.

beijos. Churros.

11:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

Amei, Ju!!!
Acabei indo à noss querida Flip. Mandei beijos seus.

12:09 AM  

Postar um comentário

<< Home