Churros com Limonada

quinta-feira, novembro 29, 2007

Vida de menina

Zapeando como sempre, tive uma agradável surpresa ontem à noite. Passava no Canal Brasil "Vida de Menina". Baseado no livro "Minha vida de menina", escrito por Helena Morley (pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant), o filme conta a história de uma adolescente de 13 anos que vive em Diamantia, no fim do século XIX.

Há tempos eu queria assisti-lo, porque me as críticas na época do lançamento, em 2004, tinham sido boas. Mas juro que não imaginava que fosse tão bom.

Espevitada, Helena vive mergulhada nos livros e gosta de inventar histórias. Sem papas na língua, não se furta a chamar a atenção para as diferenças sociais dentro de sua própria família ou a questionar com o padre da cidade os ensinamentos católicos. É também uma menina à frente do seu tempo: detesta morar na pequena e então decadente diamantina e quer trabalhar como professora. Casar não era uma prioridade: só o faria se encontrasse alguém que valesse a pena.

E se engana quem pensa que é um filme de mulherzinha. Através do diário de Helena, é possível ter uma idéia de como era a vida em uma diamantina decadente, na qual muitos moradores ainda sonhavam encontrar nos cascalhos esgotados os diamantes de antes.

O filme ganhou vários prêmios no Brasil e é tão bem feito que por mim teria concorrido ao Oscar. Mas no ano de 2005, o representante brasileiro, que nem chegou a ir para a disputa, foi "Olga". Nesse caso, um excelente livro virou algo horroroso e novelesco nas telas.

Minha vontade agora é ler o livro, publicado quando a autora tinha 62 anos. A idéia era deixar um registro de como foi sua infância para suas netas, mas "Minha Vida de Menina" fez um sucesso enorme entre a crítica brasileira, chegando a ser traduzido para o Inglês, Francês e Italiano, se não me engano.

Em meio a tantos filmes pretensiosos (e ruins) nacionais, "Vida de Menina" é um achado. E faz bem. Ontem, quando fui dormir, eu também tinha 13 anos.

4 Comments:

Blogger ziza said...

fiquei curiosa pra ver! Realmente Olga foi muito novelesco, até os figurantes eram atores da globo. Bjokas e saudades. Zizoka.

1:26 PM  
Blogger ziza said...

oi ju, entrei pra falar contigo, mas tava laranja. Saudades! Um beijo!!!

11:15 AM  
Blogger ziza said...

quero mais limonada! Enche o copo aí! Saudades, minha grande amiga. Bj, Zizoka.

7:35 PM  
Blogger Ciça Brandi said...

adorei esse filme também, jujuba! e adoro a atriz, ludmila dayer (é assim?).
beijão.

4:50 PM  

Postar um comentário

<< Home