Churros com Limonada

quinta-feira, março 29, 2007

Se não tem pão, que comam os brioches!

Fui ver ontem 'Maria Antonieta', o nome filme da Sofia Coppola. Estava meio na dúvida se assistia ou não porque tinha ouvido algumas críticas ruins. Mas no fim, essa expectativa negativa foi até melhor, porque fui sem esperar muito e adorei o filme!

Não tem a mais célebre fala dela (se não tem pão, que comam os brioches). Quer dizer, até tem, mas a versão é outra. A Maria Antonieta que se vê no filme é uma adolescente como outra qualquer: que gosta de cachorro, muitas festas, roupas, sapatos e homens bonitos. Como eu e todas as minhas amigas fomos. Para mim, fica essa impressão: que qualquer uma poderia ter passado pelo que a Maria Antonieta passou, bastava ter nascido ela.

Tudo bem que a visão de uma menina que cai de pára-quedas na corte francesa é bem benevolente e até um pouco ingênua. Afinal de contas, quem nascia na realeza naquele tempo tinha um boa idéia do que lhe esperava e era especialmente treinada para isso, como bem lembrou uma colega de trabalho.

Mas o filme não perde por isso. A mistura do figurino de época com músicas atuais (e muito boas, diga-se de passagem) dão um charme especial. Impossível não querer estar na festa que Maria Antonieta dá ao som de "Hong Kong Garden" da Siouxsie And The Banshees. Sem comentar o Conde Fermse (foto). Nossa senhora!! Queria um para mim também! E o Palácio de Versalhes, sempre deslumbrante.

O filme me deu vontade de pesquisar mais sobre Maria Antonieta. E de ver um filme parecido, ou seja mais real e humanizado, sobre Sissi – a Imperatriz que, pelo que andei pesquisando, também era outra maluquete.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Gica, não tem a frase pq ela nunca falou... Quer pesquisar sobre ela? Então, leia na internet a capa da Aventuras na Historia de alguns meses atrás. Ou assine a revista! Marcozé vai ficar de cara.

beijos

10:05 AM  

Postar um comentário

<< Home