Churros com Limonada

terça-feira, março 27, 2007

Daslusp e cursos inúteis

Não é de hoje que eu tenho implicância com essas chamadas 'Casas de Cultura'. Quando soube que uma fundada em SP ia chegar ao Rio, achei que seria uma ótima oportunidade para poder estudar algo, sem necessariamente ter que escrever uma monografia e/ou apresentar uma tese. Estudar é bom, mas às vezes dá mais trabalho do que a gente gostaria ou poderia ter.

Qual não foi a minha surpresa quando, ao entrar no site, me deparei com uma lista de cursos cujos títulos, apesar de bastante enigmáticos, não diziam absolutamente nada. E pior: com um preço para lá de salgado. O curso sobre 'A ousadia do riso', por exemplo, não custava menos de R$ 600 e eram apenas oito aulas se não me engano (Na boa, qual é a ousadia de rir?).

Nesta segunda, lendo a 'Folha', encontrei uma matéria ótima: " Prof. Paulo dá aulas de rock na Daslusp". A Daslusp em questão era a tal casa de Cultura. A-DO-RE-I. Mas o melhor fica por conta do curso. Era sobre a história do Rock, que vá-la não é um tema tão ruim (mas custa R$ 360 por quatro aulas), mas conta com o ex-RPM Paulo Ricardo como 'executor' das músicas citadas pelo professor Cadão Volpato (Ai, Cadão, que mico, hein!!).

Segundo a matéria, a cada aula Paulo Ricardo toca as músicas da época apresentada pelo professor. Na que a equipe da Folha acompanhou, sobre os anos 80, ele tocou "Exagerado" (Cazuza), Psycho Killer" (Talking Heads), "Save a Prayer" (Duran Duran), "Killing Moon" (do Echo and the Bunnymen), que arrancou aplausos da platéia composta por senhoras (olha a foto), segundo um amigo o público alvo dessas casas de cultura.

Sem querer ser ácida, mas sendo, é o tipo de emprego para músico em começo de carreira ou em fim de linha, querendo voltar, não? Aliás, qual será o cachê que ele ganha para isso? Se o curso é R$ 360 não deve ser lá muito polpudo.

Juro que se entro num curso desse (Deus permita que isso nunca me aconteça) e dou de cara com o Paulo Ricardo, saio correndo da sala.

4 Comments:

Blogger Unknown said...

Que deprimente.
Mas essa daslusp é mesmo um empreendimento que visa as madames desocupadas. nada contra, claro. Se elas querem gastar, melhor que gastem assim, contribuindo para a magra economia de bons professores universitários e, eventualmente, não-tã-bons-assim ex-pop stars.

Uma amiga me contou uma história sobre a daslusp carioca, mas depois eu conto, tô com pressa agora.

1:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

hahaha!
daslu + usp = daslusp???

nunca tinha ouvido falar nisso.

churros.

12:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

limo,
só pra completar: minha mãe veio me mostrar um cd do rpm q ela comprou na casa & video. na capa, o paulo ricardo antigo, ainda sem os efeitos da escova progressiva ;p e, minha mãe completa: "churros, vi o paulo ricardo domingo, cantando no faustao, que reuniu novamente o Rpm'" Depois ela me explicou: luis schiavon, o tecladista com quem paulo ricardo se desentendeu na época da separacao do grupo, é agora do corpo fixo do programa vespertino da globo! perdemos a reuniao do rpm, ao vivo, no faustao, Limo!!!
beijos,
churros

12:31 AM  
Blogger Ciça Brandi said...

Lemonhead, adorei. Não tenho nada contra as casas de cultura mas, numa boa, ver Paulo Ricardo tocando nessa saleta não deve emocionar nem ensinar xongas. Numa boa, nem de graça. Mas uma aula, pra escrever a tal matéria, valeu pro repórter. Agora, let me know: qual o verdadeiro nome dessa daslusp? Besos mega saudosos de ter esses diálogos em uma mesa de bar, Ciça

2:12 AM  

Postar um comentário

<< Home